04/06/2012

Entrevista (Sobre a inclusão de alunos deficientes)


Entrevistamos professores do ensino fundamental e educação infantil, todos com mais de dez anos de experiência na área. Tiveram como objetivo a compreensão da maneira com que os portadores de necessidades especiais são inseridos em sala de aula.
Foram abordadas questões sobre a socialização escolar desses alunos, as estratégias para a avaliação dos mesmos e as dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação a estes alunos.
A primeira questão diz respeito à compreensão dos docentes acerca da inclusão de alunos deficientes nas classes regulares. A maioria dos entrevistados respondeu que este seja um processo fundamental para o crescimento do indivíduo. A inclusão é extremamente favorável à eliminação de posturas excludentes, pois a partir dessa convivência na heterogeneidade, as crianças aprendem desde cedo a não discriminar, mesmo sabendo que a palavra “inclusão” não acontece literalmente na práxis das escolas.
A segunda questão abordava a contribuição do docente para a socialização escolar destes alunos especiais. Os entrevistados responderam que se deve procurar adequar cada atividade para que o indivíduo, dentro de suas necessidades possa participar ativamente, e que o professor deve ser um mediador entre os colegas de classe e os alunos especiais.
A terceira questão tratava das estratégias adotadas para a avaliação destes alunos especiais. Os entrevistados responderam que a avaliação deve ser feita constantemente, e que assim o processo se torna mais eficaz, sendo observado o seu crescimento, respeitando o seu ritmo próprio. E que também, mais especificadamente, para cada patologia são estabelecidas metas dentro da adaptação curricular.
A ultima questão abordava as maiores dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação aos alunos especiais inseridos em classes regulares. A resposta foi unânime, todos os professores apresentaram falta de conhecimento e informação, em relação à maneira de como lidar com estes alunos. Outro fator bastante citado foi também a falta de disponibilidade de materiais de apoio que contribua com a prática pedagógica.
Acreditamos que as entrevistas realizadas nos trouxeram uma carga de informações importantíssimas para este processo que seremos inseridos ao longo do curso, principalmente por tratar de um tema que ainda não tinha sido abordado por nós com tanta profundidade, ter conhecimento sobre a experiência de outros docentes enriqueceu bastante o nosso conhecimento.

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