Para se ter uma escola de qualidade, em que todas as partes
funcionem em sintonia, é necessário que haja um trabalho em conjunto, equipe
escolar, alunos, pais e comunidade. Atitudes que serão consequência de um bom
planejamento escolar. E esse planejamento está incluído no Plano Político
Pedagógico (PPP). Ele engloba todas as partes de uma escola, de que maneira esta irá
funcionar, em todos os sentidos, servindo assim como mudança da realidade de
onde a escola está inserida, tem função social, de promover a cidadania e total
desenvolvimento dos alunos.
O PPP é constituído por 3 fases, o diagnóstico, que se levanta
todas as informações sobre a escola, é feita uma avaliação geral sobre o
trabalho que escola vem realizando, quais são os pontos positivos e negativos do
processo até aqui. Na segunda fase é trabalhada a identidade da escola, é nessa
hora que é necessário ser feito o planejamento visando a pratica e a teoriajuntas; tudo o que estiver no papel deve acontecer, de fato. A escola
deve procurar algo que a difere das outras escolas. Na terceira fase é pensado quais são as prioridades da escola, o
que cada funcionário, desde a equipe pedagógica aos profissionais da limpeza,
quais são as ações que serão desenvolvidas.
E dentro de todo este planejamento, entra é claro, os planos de
disciplina, métodos de avaliação. O plano de disciplina é a sistematização do
trabalho pedagógico, deve ser organizado e inserido de acordo com a realidade e
o ritmo de cada aluno, englobando a diversidade cultural, política e social dos
pais. Deve ser feita e organizada também, os métodos de avaliação, e que
sejam constantes, para que se possam identificar os méritos e dificuldades da
turma, e com isso adaptar a forma e apresentação destes conteúdos para os
alunos.
Depois de colocar o PPP em prática, observa-se o quanto é
importante e transformador, o reflexo dessas práticas e planejamentos,
observa-se o progresso dos alunos, tornando a escola um ambiente agradável e
convidativo, para todos da comunidade em que aquela escola se encontra, e o benefício
maior, se dá aos alunos, em sua construção da identidade, em um ser ético e
competente.
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