03/06/2012

Psicologia da Aprendizagem x Currículo e Diversidade

Tudo o que é ensinado ao aluno deve fazer algum sentido a ele. O mesmo deve ser feito com o currículo, e conseqüentemente, os conteúdos apresentados a eles, esse que deve ser um instrumento usado pelo professor com bastante responsabilidade, pra que os resultados sejam obtidos com sucesso. Alguns teóricos da área da psicologia, com enfoque no desenvolvimento das crianças, desde os anos iniciais, descrevem como deveria ser a aplicação do currículo e a avaliação, nesse contexto aluno/professor.
Skinner, por exemplo, afirma que toda criança, ao nascer, possui potencial biológico para aprender alguma coisa, o que não significa dizer que o conhecimento nasce junto com ela. Ele explica que o que deve ser feito em cada disciplina é observar o que o aluno não compreende, ou não sabe, e organizar-se para ensina-lo, e que esse processo deve continuar com a constante analise e avaliação do grau de preparo para determinadas aprendizagens, dos conhecimentos prévios. É necessário ainda, que se crie condições para a autoavaliação, e que possa haver feedbacks constantes, e se for necessário, que haja replanejamentos dos processos de ensino, em busca do sucesso na aprendizagem do aluno. Skinner acredita que a maior responsabilidade em fazer o aluno aprender fica com o professor, assim a avaliação que faz do aluno está diretamente ligada ao professor. É conseqüência de seu trabalho, a aprendizagem, ou não aprendizagem do aluno.
Já na teoria da Gestalt, o currículo deve ser compreendido como uma totalidade, deve haver coesão para os alunos todas as disciplinas aplicadas, mesmo que por parte do professor , seja feita rearranjos ao longo do processo, e que assim essa aprendizagem possa ser significativa. A aprendizagem do aluno è baseada em seus insights, um entendimento repentino e não imediato, que eles mesmos possam encontrar a solução de seus problemas.
Para Wallon , o desenvolvimento intelectual e a aquisição de conhecimentos andam juntos, assim os conteúdos possuem grande representatividade, no entanto a importância da escola não se reflete apenas nos conteúdos escolares mas nas interações  sociais que são proporcionadas, tendo um grande papel na formação da personalidade do aluno.
Enfim, cada teórico remete sua opinião em relação aos conteúdos e formas de avaliação no currículo como um todo, o fato é que o currículo continua sendo um grande desafio ao professor e algo de suma importância, a ser bem realizado.

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