Tudo o que é ensinado ao aluno deve fazer algum sentido a ele. O
mesmo deve ser feito com o currículo, e conseqüentemente, os conteúdos
apresentados a eles, esse que deve ser um instrumento usado pelo professor com
bastante responsabilidade, pra que os resultados sejam obtidos com sucesso.
Alguns teóricos da área da psicologia, com enfoque no desenvolvimento das
crianças, desde os anos iniciais, descrevem como deveria ser a aplicação do
currículo e a avaliação, nesse contexto aluno/professor.
Skinner, por exemplo, afirma que toda criança, ao nascer, possui
potencial biológico para aprender alguma coisa, o que não significa dizer que o
conhecimento nasce junto com ela. Ele explica que o que deve ser feito em cada
disciplina é observar o que o aluno não compreende, ou não sabe, e organizar-se
para ensina-lo, e que esse processo deve continuar com a constante analise e
avaliação do grau de preparo para determinadas aprendizagens, dos conhecimentos
prévios. É necessário ainda, que se crie condições para a autoavaliação, e que
possa haver feedbacks constantes, e se for necessário, que haja replanejamentos
dos processos de ensino, em busca do sucesso na aprendizagem do aluno. Skinner
acredita que a maior responsabilidade em fazer o aluno aprender fica com o
professor, assim a avaliação que faz do aluno está diretamente ligada ao
professor. É conseqüência de seu trabalho, a aprendizagem, ou não aprendizagem
do aluno.
Já na teoria da Gestalt, o currículo deve ser compreendido como
uma totalidade, deve haver coesão para os alunos todas as disciplinas
aplicadas, mesmo que por parte do professor , seja feita rearranjos ao longo do
processo, e que assim essa aprendizagem possa ser significativa. A aprendizagem
do aluno è baseada em seus insights, um entendimento repentino e não imediato, que eles
mesmos possam encontrar a solução de seus problemas.
Para Wallon , o desenvolvimento intelectual e a aquisição de
conhecimentos andam juntos, assim os conteúdos possuem grande
representatividade, no entanto a importância da escola não se reflete apenas
nos conteúdos escolares mas nas interações
sociais que são proporcionadas, tendo um grande papel na formação da
personalidade do aluno.
Enfim, cada teórico remete sua opinião em relação aos conteúdos e
formas de avaliação no currículo como um todo, o fato é que o currículo
continua sendo um grande desafio ao professor e algo de suma importância, a ser
bem realizado.
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