03/06/2012

Políticas Educacionais X Currículo e Diversidade

Quando Karl Marx fala sobre Estado, diz que este não pode ser neutro por haver diferenças de classe. Ele classifica as duas principais classes como A e B, onde a classe A é a classe dominante, que busca ficar sempre mais rica e a classe B, é a que busca os seus direitos, ou seja, a classe rica e a classe pobre.
Diante desse contexto e diante à realidade do nosso país, é visível que a lei não alcança a todos, tornando as diferenças de classe ainda maiores. A começar pelo desconhecimento da lei pelos que são desfavorecidos por ela, que não se altera quando a Educação condena o leigo diante das leis, a continuar desconhecendo seus direitos.
Existe, portanto nesse contexto um fator que visa o respeito desses, que é o Currículo, este que tem o objetivo de viabilizar a igualdade ao menos no que diz respeito a Educação. A classe inferior pode reconstruir a história, sem herdar a continuidade da má educação, mudando o contexto por suas próprias atitudes que podem ser estimuladas pela maneira de organização curricular apontando a capacidade de reconstrução, mostrando que o pobre não precisa continuar onde está.

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