04/06/2012

Ética e Prática Docente X Currículo e Diversidade


Diante da nossa sociedade e do campo educacional, podemos afirmar que neste, se constitui também o campo da moral e da ética. Sendo o currículo a prática educacional que define qual tipo de educação está sendo executada (tradicional ou moderna) permite que a ética e a moral também auxiliem o currículo de modo, a saber, de qual conceito do currículo se fala.
A Moral vem de todo àquele que cumpre a regra sendo indispensável na elaboração do currículo, por sempre ter regras a cumprir e também na sua execução. A Ética é tudo aquilo que corresponde a um princípio, e o próprio currículo têm os seus. Junto com o Currículo, também correspondem a moral e a ética, sem duvidas, à prática docente em particular, que é o principal aspecto no currículo, o que o conduz.
Com a Moral também temos as partes que a integram sendo elas, a Norma, que é algo a ser cumprido; a Imoral, a negação da moral, da regra; e o Amoral que é a ação fora do campo moral, acontecendo com quem, por alguma incapacidade, não pode responder por seus atos. Os campos Éticos são, a Anti-ética, que feri os princípios éticos e o Aético, aquilo que está fora do campo ético (tal como a amoral).
Conhecendo os constituintes de cada campo (moral e ético) podemos estabelecer a convivência destes diretamente com quem executa o currículo. É parte fundamental de qualquer cidadão, quanto mais quem pratica a educação formal.

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