Diante da nossa sociedade e do
campo educacional, podemos afirmar que neste, se constitui também o campo da
moral e da ética. Sendo o currículo a prática educacional que define qual tipo
de educação está sendo executada (tradicional ou moderna) permite que a ética e
a moral também auxiliem o currículo de modo, a saber, de qual conceito do
currículo se fala.
A Moral vem de todo àquele que
cumpre a regra sendo indispensável na elaboração do currículo, por sempre ter
regras a cumprir e também na sua execução. A Ética é tudo aquilo que
corresponde a um princípio, e o próprio currículo têm os seus. Junto com o
Currículo, também correspondem a moral e a ética, sem duvidas, à prática
docente em particular, que é o principal aspecto no currículo, o que o conduz.
Com a Moral também temos as
partes que a integram sendo elas, a Norma, que é algo a ser cumprido; a Imoral,
a negação da moral, da regra; e o Amoral que é a ação fora do campo moral,
acontecendo com quem, por alguma incapacidade, não pode responder por seus
atos. Os campos Éticos são, a Anti-ética, que feri os princípios éticos e o
Aético, aquilo que está fora do campo ético (tal como a amoral).
Conhecendo os constituintes de
cada campo (moral e ético) podemos estabelecer a convivência destes diretamente
com quem executa o currículo. É parte fundamental de qualquer cidadão, quanto
mais quem pratica a educação formal.
parabéns pelo texto....
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