Este blog tem a finalidade apresentar o que vem a ser Currículo, englobando a Diversidade, primeiramente pelo que temos aprendido nas aulas de "Currículo e Diversidade" e também, por curiosidades como vídeos, reportagens, entre outros. Somos alunas do IESB - Instituto de Educação Superior de Brasília, do curso de Pedagogia, esperamos contribuir. Fique a vontade e sejam sempre bem vindos.
04/06/2012
Entrevista (Sobre a inclusão de alunos deficientes)
Entrevistamos professores do ensino
fundamental e educação infantil, todos com mais de dez anos de experiência na
área. Tiveram como objetivo a compreensão da maneira com que os portadores de
necessidades especiais são inseridos em sala de aula.
Foram abordadas questões sobre a
socialização escolar desses alunos, as estratégias para a avaliação dos mesmos
e as dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação a estes alunos.
A primeira questão diz respeito à
compreensão dos docentes acerca da inclusão de alunos deficientes nas classes
regulares. A maioria dos entrevistados respondeu que este seja um processo
fundamental para o crescimento do indivíduo. A inclusão é extremamente
favorável à eliminação de posturas excludentes, pois a partir dessa convivência
na heterogeneidade, as crianças aprendem desde cedo a não discriminar, mesmo
sabendo que a palavra “inclusão” não acontece literalmente na práxis das
escolas.
A segunda questão abordava a
contribuição do docente para a socialização escolar destes alunos especiais. Os
entrevistados responderam que se deve procurar adequar cada atividade para que
o indivíduo, dentro de suas necessidades possa participar ativamente, e que o
professor deve ser um mediador entre os colegas de classe e os alunos
especiais.
A terceira questão tratava das
estratégias adotadas para a avaliação destes alunos especiais. Os entrevistados
responderam que a avaliação deve ser feita constantemente, e que assim o
processo se torna mais eficaz, sendo observado o seu crescimento, respeitando o
seu ritmo próprio. E que também, mais especificadamente, para cada patologia
são estabelecidas metas dentro da adaptação curricular.
A ultima questão abordava as maiores
dificuldades enfrentadas pelos docentes em relação aos alunos especiais
inseridos em classes regulares. A resposta foi unânime, todos os professores
apresentaram falta de conhecimento e informação, em relação à maneira de como
lidar com estes alunos. Outro fator bastante citado foi também a falta de
disponibilidade de materiais de apoio que contribua com a prática pedagógica.
Acreditamos que as entrevistas
realizadas nos trouxeram uma carga de informações importantíssimas para este
processo que seremos inseridos ao longo do curso, principalmente por tratar de
um tema que ainda não tinha sido abordado por nós com tanta profundidade, ter
conhecimento sobre a experiência de outros docentes enriqueceu bastante o nosso
conhecimento.
Ética e Prática Docente X Currículo e Diversidade
Diante da nossa sociedade e do
campo educacional, podemos afirmar que neste, se constitui também o campo da
moral e da ética. Sendo o currículo a prática educacional que define qual tipo
de educação está sendo executada (tradicional ou moderna) permite que a ética e
a moral também auxiliem o currículo de modo, a saber, de qual conceito do
currículo se fala.
A Moral vem de todo àquele que
cumpre a regra sendo indispensável na elaboração do currículo, por sempre ter
regras a cumprir e também na sua execução. A Ética é tudo aquilo que
corresponde a um princípio, e o próprio currículo têm os seus. Junto com o
Currículo, também correspondem a moral e a ética, sem duvidas, à prática
docente em particular, que é o principal aspecto no currículo, o que o conduz.
Com a Moral também temos as
partes que a integram sendo elas, a Norma, que é algo a ser cumprido; a Imoral,
a negação da moral, da regra; e o Amoral que é a ação fora do campo moral,
acontecendo com quem, por alguma incapacidade, não pode responder por seus
atos. Os campos Éticos são, a Anti-ética, que feri os princípios éticos e o
Aético, aquilo que está fora do campo ético (tal como a amoral).
Conhecendo os constituintes de
cada campo (moral e ético) podemos estabelecer a convivência destes diretamente
com quem executa o currículo. É parte fundamental de qualquer cidadão, quanto
mais quem pratica a educação formal.
03/06/2012
Psicologia da Aprendizagem x Currículo e Diversidade
Tudo o que é ensinado ao aluno deve fazer algum sentido a ele. O
mesmo deve ser feito com o currículo, e conseqüentemente, os conteúdos
apresentados a eles, esse que deve ser um instrumento usado pelo professor com
bastante responsabilidade, pra que os resultados sejam obtidos com sucesso.
Alguns teóricos da área da psicologia, com enfoque no desenvolvimento das
crianças, desde os anos iniciais, descrevem como deveria ser a aplicação do
currículo e a avaliação, nesse contexto aluno/professor.
Skinner, por exemplo, afirma que toda criança, ao nascer, possui
potencial biológico para aprender alguma coisa, o que não significa dizer que o
conhecimento nasce junto com ela. Ele explica que o que deve ser feito em cada
disciplina é observar o que o aluno não compreende, ou não sabe, e organizar-se
para ensina-lo, e que esse processo deve continuar com a constante analise e
avaliação do grau de preparo para determinadas aprendizagens, dos conhecimentos
prévios. É necessário ainda, que se crie condições para a autoavaliação, e que
possa haver feedbacks constantes, e se for necessário, que haja replanejamentos
dos processos de ensino, em busca do sucesso na aprendizagem do aluno. Skinner
acredita que a maior responsabilidade em fazer o aluno aprender fica com o
professor, assim a avaliação que faz do aluno está diretamente ligada ao
professor. É conseqüência de seu trabalho, a aprendizagem, ou não aprendizagem
do aluno.
Já na teoria da Gestalt, o currículo deve ser compreendido como
uma totalidade, deve haver coesão para os alunos todas as disciplinas
aplicadas, mesmo que por parte do professor , seja feita rearranjos ao longo do
processo, e que assim essa aprendizagem possa ser significativa. A aprendizagem
do aluno è baseada em seus insights, um entendimento repentino e não imediato, que eles
mesmos possam encontrar a solução de seus problemas.
Para Wallon , o desenvolvimento intelectual e a aquisição de
conhecimentos andam juntos, assim os conteúdos possuem grande
representatividade, no entanto a importância da escola não se reflete apenas
nos conteúdos escolares mas nas interações
sociais que são proporcionadas, tendo um grande papel na formação da
personalidade do aluno.
Enfim, cada teórico remete sua opinião em relação aos conteúdos e
formas de avaliação no currículo como um todo, o fato é que o currículo
continua sendo um grande desafio ao professor e algo de suma importância, a ser
bem realizado.
Organização do Trabalho Pedagógico x Currículo e Diversidade
Para se ter uma escola de qualidade, em que todas as partes
funcionem em sintonia, é necessário que haja um trabalho em conjunto, equipe
escolar, alunos, pais e comunidade. Atitudes que serão consequência de um bom
planejamento escolar. E esse planejamento está incluído no Plano Político
Pedagógico (PPP). Ele engloba todas as partes de uma escola, de que maneira esta irá
funcionar, em todos os sentidos, servindo assim como mudança da realidade de
onde a escola está inserida, tem função social, de promover a cidadania e total
desenvolvimento dos alunos.
O PPP é constituído por 3 fases, o diagnóstico, que se levanta
todas as informações sobre a escola, é feita uma avaliação geral sobre o
trabalho que escola vem realizando, quais são os pontos positivos e negativos do
processo até aqui. Na segunda fase é trabalhada a identidade da escola, é nessa
hora que é necessário ser feito o planejamento visando a pratica e a teoriajuntas; tudo o que estiver no papel deve acontecer, de fato. A escola
deve procurar algo que a difere das outras escolas. Na terceira fase é pensado quais são as prioridades da escola, o
que cada funcionário, desde a equipe pedagógica aos profissionais da limpeza,
quais são as ações que serão desenvolvidas.
E dentro de todo este planejamento, entra é claro, os planos de
disciplina, métodos de avaliação. O plano de disciplina é a sistematização do
trabalho pedagógico, deve ser organizado e inserido de acordo com a realidade e
o ritmo de cada aluno, englobando a diversidade cultural, política e social dos
pais. Deve ser feita e organizada também, os métodos de avaliação, e que
sejam constantes, para que se possam identificar os méritos e dificuldades da
turma, e com isso adaptar a forma e apresentação destes conteúdos para os
alunos.
Depois de colocar o PPP em prática, observa-se o quanto é
importante e transformador, o reflexo dessas práticas e planejamentos,
observa-se o progresso dos alunos, tornando a escola um ambiente agradável e
convidativo, para todos da comunidade em que aquela escola se encontra, e o benefício
maior, se dá aos alunos, em sua construção da identidade, em um ser ético e
competente.
Políticas Educacionais X Currículo e Diversidade
Quando
Karl Marx fala sobre Estado, diz que este não pode ser neutro por haver
diferenças de classe. Ele classifica as duas principais classes como A e B,
onde a classe A é a classe dominante, que busca ficar sempre mais rica e a
classe B, é a que busca os seus direitos, ou seja, a classe rica e a classe
pobre.
Diante
desse contexto e diante à realidade do nosso país, é visível que a lei não
alcança a todos, tornando as diferenças de classe ainda maiores. A começar pelo
desconhecimento da lei pelos que são desfavorecidos por ela, que não se altera
quando a Educação condena o leigo diante das leis, a continuar desconhecendo
seus direitos.
Existe,
portanto nesse contexto um fator que visa o respeito desses, que é o Currículo,
este que tem o objetivo de viabilizar a igualdade ao menos no que diz respeito
a Educação. A classe inferior pode reconstruir a história, sem herdar a
continuidade da má educação, mudando o contexto por suas próprias atitudes que
podem ser estimuladas pela maneira de organização curricular apontando a
capacidade de reconstrução, mostrando que o pobre não precisa continuar onde
está.
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